O futebol, por muito tempo, foi considerado um esporte predominantemente masculino, no entanto estamos testemunhando uma transformação significativa com ascensão do futebol feminino e a sua importância crescente na sociedade.
Na verdade o cenário ainda é de muita luta,pois no país do futebol a trajetória das mulheres dentro da modalidade é repleta de lutas e obstáculos que foram e ainda estão sendo superados.
Em 1941 tivemos um decreto proibindo a prática do futebol feminino, onde só foi regulamentado em 1983.
Desde 2017 a CBF tem a obrigatoriedade para os clubes ter equipe feminino.
O diretor de esportes da FCFT (Luciano Martins) destaca a importância desse evento a nível estadual, pois antes de tudo, o esporte, em especial o futebol, tem um papel relevante na educação integral das jovens.
A prática esportiva nao apenas promove o desenvolvimento físico mais também ajuda a aprimorar habilidades social e emocional.
O I-circuito estadual feminino de futebol de travinha será realizado com 16 equipes de 05 municípios do estado do Ceará:Fortaleza, Itaitinga, Pacajus,Caucaia e Maracanaú.
O evento tem a finalidade de potencializar o esporte,o Progespe através do patrocínio concedido pela secretaria de esporte do Ceará (Sesporte) por meio do secretário Rogerio Pinheiro,juntamente com a FCFT,promoverão o circuito esporte ceará que contará com 20 das 30 entidades participantes do projeto.
A competição sera realizada com as regras oficiais da federação cearense futebol de travinha( FCFT) filiada a confederação brasileira de futebol de travinha( CBFT)
SERVIÇOS:
I -Circuito Estadual Feminino Futebol De travinha Sub 15
DATA:17/11/2024
HORA:14h as 20h
LOCAL: Centro de Formação Olimpica (CFO)