QUEM SOMOS

O futebol de travinha nasce das brincadeiras e jogos das ruas por meio de combinações diversas precursoras do futebol e continua evoluindo mesmo após crescimento e estrelato do futebol. Outro fator determinante para esta evolução é o crescimento imobiliário, onde as oportunidades e espaços na dimensão oficial do futebol de campo ficaram cada vez mais escassos. No Futebol de travinha também há a possibilidade de adaptações devido à falta de efetivo número de jogadores, com isso a criatividade das crianças vem à tona recriando os meios, espaços, tempo, etc. Combinando regras momentâneas que tornaram marcas registradas, de localidades, a criatividade sempre foi é e será a marca registrada da modalidade entre outros fatores preponderantes.

Este estudo tem por objetivos apresentar o contexto histórico o qual tal fenômeno se desenvolveu, contando a história e origem da modalidade no âmbito nacional e internacional e também relatar as dificuldades para regulamentação do esporte perante as entidades responsáveis.

Há histórico de certo Capitão Robert Scoot obcecado em conhecer o Polo Sul tinha o sonho de ser o primeiro homem a conhecer o continente gelado, ele não foi o primeiro homem a pisar no continente gelado, mas foi o primeiro homem a jogar futebol no gelo e segundo relatos históricos, oficiosos, ele levou uma travinha e realizou uma partida com sua equipe de desbravadores como forma lúdica.

Transportando para os dias mais atuais, no Brasil, no estado da Paraíba nos anos de 2005 a 2015, Valmir Junior da Silva um apaixonado pelo futebol de travinha começa a pesquisar e ao ver que a prática do jogo, brincadeira, tinha sua popularidade no Brasil e no Mundo, tendo maior relevância no Brasil, mas não havia uma unificação, na prática com regras e órgãos que regulamentasse o jogo. O futebol de travinha sem sombra de dúvida é a raiz do futebol.

EQUIPE

Valmir Júnior

Presidente

Gil

Vice-Presidente

Roberto Lima

Secretário Geral e Financeiro

Alexandre Paiva

 Diretor de Seleções

Francisco Pereira (Pará)

Diretor da Categoria de Base Feminino e Masculino

Pedro Paulo

Diretor de Comunicação

Ytalo Tavares

Diretor de Arbitragem

João

Diretor Técnico